segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Passeio Terrestre pelo interior do Município de Santo Augusto

Conhecendo Santo Augusto

Nos dias 14 e 21 de Outubro, realizamos um passeio  terrestre em Santo Augusto onde visitamos os distritos e localidades do interior. O Grupo 3 - Aspectos Econômicos vai relatar a respeito do Distrito de Rincão dos Paiva. Este Distrito localiza-se na parte sul do município, faz limite com Município de Nova Ramada, atraves da estrada que liga a RS-155 com a localidade de Esquina Umbú; com o Município de Nova Ramada e em pequena extensão com o Município de Condor pela estrada que liga Palmeira das Missões a Ajuricaba; com Palmeira das Missões e Coronel Bicaco pelo rio Turvo na parte leste do minicípio. 
Percebemos que é a região de "Campo", onde existem propriedades de médio e grande porte. Assim,  há poucos moradores e deduzimos que a população é  bastante reduzida, pois encontramos duas escolas municipais desativadas: E.M. Presitente Kennedy - na sede do distrito e Escola Municipal Paulo de Tarso - na granja Krüger. 
Pesquisamos na obra:"Apontamentos para a História de Santo Augusto - Um registro das comunidades escolares" e descobrimos que o distrito foi uma das primeiras áreas a ser ocupada do Município: "Antigamente a localidade era conhecida por Fazenda São Jacob. Com o passar dos tempos, passou a Fazenda dos Paiva. Era composta somente por campos, onde criava-se gado, e por algumas roças onde eram cultivados alimentos para a subsistência. Servia também de esconderijo para homens de guerra e para escravos fugitivos das Fazendas da Região. O Primeiro morador da localidade foi o Coronel Ubaldino de Oliveira Machado, que recebeu terras da União em troca de serviços prestados á mesma. Ele trouxe consigo muitos escravos. Participou da Revolução de 1893.
Para a construção de sua casa, como a Olaria ficava muito, longe e não havia como transportar os tijolos, o Coronel Ubaldino organizou os escravos um lado para o outro, para que fossem alcançado os tijolos até formar um monte, e assim iam levando até o local da construção da casa.
As divisões das propriedades  eram feitas através de "Valetas", pois não haviam cercas." (SANTOS, p 114)

 Escola Presidente
Kennedy
     Igreja Católica - Esquina Umbú
Fazenda Tapera - Antiga Fazenda Santo Augusto

Postado pelo aluno Marcelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário